sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Me imagino

Sinto-me esmagada por todas essas maravilhosas postagens que leio. Invejo a forma debochada do Rodrigo, a descontração da Juliana e a afetuosidade da Lalynha. Mas tenho que criar meu próprio estilo. Qual será ele? Essa pergunta é tão difícil de responder quanto a que a professora Eliene fez na aula de Literatura: “Quem é você”? Macabéa* conseguiu responder: “Sou virgem, datilógrafa e gosto de Coca-Cola.” Adoraria ter essa praticidade. Ó, deixem-me tentar: Minha vida íntima não interessa a ninguém, cato milho no teclado e não gosto de refrigerante de cola. É, não consigo. Macabéa era mais espontânea. Chega de procurar pelo meu “eu”, um dia ele dá as caras por aqui.
Só ando um pouco preocupada com o que eu vou fazer da minha vida. Será que quero ser diplomata ou professora ou historiadora ou até publicitária. Onde estarei eu aos 30? Essa deve ser a pergunta que todos os jovens devem fazer a si mesmos. Eu gostaria de mergulhar em algum túnel do tempo e me ver no futuro, viver algo como em “De repente 30”. Me imagino diplomata, ajudando pessoas na África(isso ficou tão “O Jardineiro Fiel”). Me imagino como professora perdendo a paciência e arrancando os cabelos com um monte de pré-adolescentes cheios de espinhas tagarelando sem parar. Me imagino uma tradutora de livros com um copo de chocolate quente na mão, virando a noite para traduzir alguma obra na maior velocidade possível pois o prazo está se esgotando. Me imagino publicitária levando projetos para o trabalho e encontrando-os estragados e destruídos por meus filhos pequenos e mesmo assim prefiro me imaginar uma mãe, acho que levo mais jeito para isso. Crianças são os mais incríveis seres que existem.
Acho que vou aos poucos me encontrando. Infelizmente não tenho mapa. E vocês, quem são?

A voz do Jovem é a voz de D... Que voz?


Eu pensei em não escrever sobre aquelas quatro letras. Começa com E e termina com NEM. E nem ( sem graça, né?) pensem que eu não tentei.


Se você já está desesperado, não leia. Falta-nos algo perto de uma semana para o bendito. Eu realmente queria dizer: " Eu nem (de novo!) tô ligando pra isso". Mas vai além de mim.

Como a vicky deu a ideia no post anterior, vou comparar essa reta final a uma aula de literatura. Mas qual? (e isso não é só um suspense barato, pois eu, sinceramente, não previ o que ia escrever agora). Quem sabe aquela aula sobre "Morte e vida Severina"?! É essa mesma.


Talvez, nós, vestibolandos, sejamos severinos de um universo que não aparenta ser cálido, mas, com a confusão psicológica, vivemos num agreste///. Não sei ao certo o que tudo isso significa e começo a achar esse texto uma falta de assunto. Vou tentar abrir outro parágrafo e me reorganizar.


Nessa reta final temos que nos organizar. Já pensou se na redação eu faço uma cagad.. como a do parágrafo acima? Não vamos ter tempo de corrigir; só nos restará, no máximo, uma hora para a produção de texto. Como controlar a nossa mente a ponto de desenvolvermos um texto sem redundâncias e erros gramaticais? Como saberemos o melhor caminho em um ambiente tão desconfortável? Estamos diante do único vilão que pode nos salvar. Talvez seja o pior momento de nossas vidas.


Eu estou aqui falando comigo mesmo através do teclado-não catando milho como a vicky-, mas, ao mesmo tempo, estou pensando na quantidade de inocentes que serão prejudicados nessas provas dos próximos dias 3 e 4. Quantas pessoas chorando naquelas reportagens ao vivo da globo. Quantos se deprimindo e desistindo de seu grande potencial só por causa de uma prova. E grande parte disso tudo poderia ter sido evitada. Mas, se um assaltante como o Collor, que está lá no congresso sugerindo às "excelências" que engulam e digiram suas palavras, ainda é eleito para Academia Alagoana de Letras, como esperar que os estudantes tenham alguma voz. Se por ai ecoar um zumbido de "democracia", saiba que é a voz do povo tentando libertar-se das garras da política brasileira.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Êê saudade!


Geeente...
não sei vocês, mas meus dias têm sido muito vazios...
é como se faltasse alguma coisa na minha vida;
NÃO! não é saudade do finado Michael - muito embora sua morte tenha modificado minha vida TOTALMENTE(paaaala!) - é como se fosse algo bem mais distante de mim!
já seeeeeeeeeeeeeeei!
falta uma dancinha indiana na minha vidaa!
'kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk'.

saudade de Caminho das Indias...
todo dia na tela da tv Globo,
nós tinha-mos uma aula educativa para o ENEM...
aula de cultura estrangeira!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
mas era tãããããão bom...
agora o que será de mim sem ouvir mais todos os dias tantas palavras indianas?
sem ver tantas dancinhas sem noçãão?!

a vida dos brasileiros não será mais a mesma!

até Bahuan largou o 3º c!

Vamos gente! vamos tentar sobreviver a essa ausencia tão dolorosa!
unidos somos mais fortes!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

se precisarem tem um amigo indiano circulando pelo orkut..gente boa viu?!
kkkkkkkkkkkkkkkkkk...

-------------------------------------------------

esse foi o PIOR post da minha vida..mas eu tava afim de escrever e não sabia o que!
agora que já foi publicado eu posso informar:

o MEU próximo será bastante educativo,
e já está sendo elaborado.
esperem e verão.
vocês ainda não viram NADA sobre as verdadeiras mudanças na gramática brasileira.

Niver de Helena(25/5/09)

Bem, acredito que todos estão sentindo saudades do Diário da Vicky, mas nem alimentem esperanças por causa da postagem. Eu estou com muita preguiça de continuar. O Tchico me pediu pra relembrar um dia especial(pra mim foi o meu aniversário, mas não acho que seja essa a opinião de todo mundo). Vou escrever sobre o aniversário de Helena que foi mais divertido.
"Antes da aniversariante chegar Amana comprou um brigadeiro de Luana e colocou um fósforo. Quando Helena chegou comeu tudo sem direito a parabéns. Então Amana desceu, comprou uma daquelas tortinhas feiosinhas da cantina e colocou 17fósforos em cima. Depois acendemos as velinhas(quase tocamos fogo no colégio), cantamos um parabéns meio desafinado e Amana apagou todas as velinhas deixando a aniversariante frustrada."


Foi um dia bem legal, depois eu relembrarei outros dias interessantes!

Regredindo a gramática, construindo uma RÉ-dação.






  • “o problema da amazônia tem uma percussão mundial. Várias Ongs já se estalaram na floresta.”


  • “A amazônia é explorada de forma piedosa.”


  • “A floresta tá ali paradinha no lugar dela e vem o homem e créu.”


  • “Tem que destruir os destruidores por que o destruimento salva a floresta.”


  • "O sero manu..."


No ano de 2008, o ENEM, ainda um ser desfavorecido em relação aos demais métodos de avaliação, nos veio com o tema Amazônia em sua redação (aquela coisinha com, no mínimo, 7 linhas e que não fere os direitos humanos, mas eu não tou falando da Amazônia heim?!). Essas frases citadas no início do tópico sim; essas ferem, e muito, o meu direito à vida.

Todas essas magníficas frases foram retiradas dessas redações. É isso mesmo. O ENEM me surpreende cada vez mais. É lógico que não se pode esperar muito de uma prova aplicada em toda a extensão desse Brasil Varonil (e eu nem sei o que vem a ser varonil), mas esse povo tá "estalando" a floresta. É demais pra mim.

Como vocês podem ver, há uma reforma ortográfica paralela a que temos observado nos países de língua portuguesa. Não sei bem se esses exemplos estão na língua referida, mas qualquer sero mano pode perceber que o destruimento foi destruido pelo destruidor destravado pela trava travada na destruição. E esse trava-línguas ainda salva a floresta... Um verdadeiro milagre.

Só uma declaração final diante desses fatos: "A gramática tá ali paradinha... Aí vem o ENEM e créu!!!"


quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Não é necessária essa leitura.

Essa porcaria que estou escrevendo nem deveria ser publicada, mas como eu sei que, se eu deixasse esse arquivo no meu PC, ele seria apagado (por mim mesmo, no caso) acabei postando no blog em letras mínimas.
Desde que eu me entendo por gente até a 8ª série fui o “melhor aluno da sala” (título muito superficial, lógico), mas, sem pretensão de superioridade, durante esse tempo, subestimei o colégio. Com isso, acabei caindo -e sem pára-quedas- no ensino médio.buuuum. Resumindo...Me lasquei.
A partir do 1º ano eu percebi que eu não tinha aproveitado nem metade daquilo que eu teoricamente teria absorvido como “o melhor da turma”. Pra resumir essa chatice: acumulei uma carga imensa de stress durante esses três anos e cá estou. Doido. Escondendo-me do ENEM (ô palavrinha irritante!) nesse blog, fugindo do que me endoidou por um bom tempo. Fugindo, mas nunca desistindo. Como diria André Maranhão –e olhe que ele diria váaarias vezes- :”é incrível como tudo é mais atrativo do que o estudo!”.
Bem... Após esse momento super gay de desabafo, enamorado com a minha própria existência, vou falar do que realmente importa. A real é que nesses anos de sobrevivência no colégio eu encontrei o verdadeiro significado da vida- muito clichê, eu sei-. Diferentemente do que diz o ditado, quanto maiores os seus problemas, maiores os amigos. Eu percebo o quão importante cada um de vocês é pra mim e tento conservar esse sentimento especial que vai além da lealdade. Amizade é a palavra. Mesmo que muitas vezes eu não partilhe do mesmo tema em uma conversa , a companhia de cada um é importante pra mim.
A galera sempre tem a concepção de que homem não é amigo de mulher (“essa amizade é colorida”, “amigo de muié é viado”); mas, que se dane; eu tenho tantas amigas que já perdi a conta. Nunca vou deixar de ser homem por causa disso.E eu nem preciso citar nomes. Não tenham dúvida de que eu realmente amo cada um de vocês. Quem senta próximo a mim na sala de aula, que está adicionado aos autores desse blog, quem está até agora lendo esse texto chato. Provavelmente, alguém que eu amo.
Daqui a algumas horas eu vou estar no colégio. Quarta: o dia tooodo. E eu só sobrevivo até o fim do dia graças à vocês. Mas não sei se vou sobreviver quando isso acabar. Já tenho certeza de que as quartas-feiras de 2010 vão ser bem piores que as 14 aulas que virão.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Prefeitura oferece treinamento aos "paradistas" São Bento.


Eee aê pessoal,
tuudo bem?...(ótimo começo de postagem!)

Mas eu vim aqui pra falar a vocês sobre um novo programa de treinamento da prefeitura, que foi planejado exclusivamente para o colégio de são bento de olinda;
Ele não é direcionado apenas aos alunos da instituição, mas também aos "paradistas".
Como assim? eu explicarei agora.
O curso foi batizado pelos profissionais da área com o nome de "TFAP" (TREINAMENTO DE FUGA DOS ASSALTOS AOS PARADISTAS ); Tem como principal intuito ensinar a todos que frequentam esse "point" a como fugir da principal diversão dos nossos queridos delinquentes
ASSALTOS!...
O curso é gratuito, e não precisa de inscrição. Basta estar situado na parada do ônibus na frente do são bento em qualquer horário.


hahuahuahuahuahuahua...

Historinha de curso engraçadinha né?!
Mas o problema é sério!
É inadimiscível que alunos e pessoas que precisam usar o transporte coletivo não tenham direito à segurança!
Eu estou falando aqui como uma aluna REVOLTADA com a falta de segurança...Afinal de contas a Segurança é Pública(como diz o nome), e nós alunos largamos em horários bastantes vulneráveis.



Vaamos todos questionar os políticos quanto a isso!
Lutar pelos nossos direitos!
E se precisar chamaremos a Globo, Cardinot, e Sérgio Dionísio!

A vida, o ENEM.. uma filosofia



Diante do desespero imposto pelo novo método de avaliação o ENEM, a maioria das noticias que eu ando recebendo em relação a isto é de caráter negativo :x a não ser hoje: eu descobrir que irei fazer minha prova nas dependências da escola, um das coisas que eu mais queria na minha vida. (depois de passar no vestibular, claro).
Mas como hoje tivemos uma atividade extra lá no Mosteiro, que foi justamente pra esquecer por um minuto o tema: ENEM - vou fazer o mesmo aqui:

Hoje eu percebi o quanto vcês vão me fazer faalta, e me segurei pra não desabar em lagrimas. meeu irmãão, pare pra pensar: cada risada que a gente deu, cada musica, cada briga, cada conversa, cada conselho, cada segundo (de felicidade ou tristeza) que a gente ja passou, e ainda passa ate hoje, vaai ACABAR ;( se isso parece distante de acontecer, ACOORDA .. ta chegando ao fim, ta mais perto que nunca. e agora? e eu sem vcês? pra quando estiver triste, alguma de vcês vim me lembrar do quanto eu sou feliz, e que tristeza éé um sentimento que não tem nada haver cmg! e eu sem vcês? pra tirar onda, pra rir das presepadas, pra me chamar pra uma conversa, e eu sem vcês? pra peedir os meus mais absuurdos conselhos! meeu irmãão, eu sem vcês SOU NADA. porque eu sou alguem, eu sou alegria, sou eu, sou TUUUDO, quando tenho vcês cmg! aaah, o fim esta tão proximo ( não que a gente va morrer agora) ate pq. a gente ainda tem muuuita, mais muuuita LATINHA PRA BEBER, e muita coisa pra aproveitar (6), éé que uma nova ETAPA, uma NOVA fase na nossa vida esta pra acontecer. a Responsabilidade ta batendo em nossa porta, e a Faculdade esta cada vez mais proxima, e como eu queria reviver e prolongar por toda a minha vida, cada momento, cada segundo, de HOJE ( em especial) e de toodos esses anos que nois estivermos JUNTOS *.*
e como diz a musica: Nada do que foi será, de novo do jeito que já foi um dia, tudo passa, tudo sempre passará, a vida vem em ondas como um mar, num indo e vindo infinito. Tudo que se vê não é igual ao que a gente viu há um segundo, tudo muda o tempo todo no mundo. Não adianta fugir, nem mentir pra si mesmo agora, há tanta vida lá fora. Aqui dentro sempre, como uma onda no mar.

Genebra, mas só pra saúde e humanas



Uma dica que, há pouco, venho usando em minhas redações... Destrinchar fatos históricos relacionados aos Direitos Humanos. E pra ajudar esse povo (ps.: se você é de engenharia não precisa ler este post :) , Lalynha adverte> concorrência causa "má asia" e "digestão").kkkk

Enfim, um desses fatos é a convenção de Genebra que, por incrível que pareça, acredita em guerras sem torturas e sem sofrimento.

Um resumo tirado da revista Guia do Estudante e adaptado por mim:

A Convenção de Genebra é um acordo internacional que estabelece limites humanitários para ações de guerra.

Objetivo: Diminuir o sofrimento de combatentes e civis, ao estabelecer padrões éticos e humanitários em situação de conflito. A organização que acompanha o seu cumprimento é a Cruz Vermelha.

Direitos: Soldados capturados são considerados prisioneiros de guerra. Devem ter os direitos humanos respeitados, não podem ser torturados, não são obrigados a fornecer informação ao inimigo e podem voltar pra casa no fim do conflito. Mas podem ser julgados por crime de guerra.
---> Membros da AL Qaeda, que não usam emblema militar, não estão aparados pela convenção, pois não são integrantes das forças armadas de uma nação.

Por hoje é só. Simmm... Quem não tiver como forte o inglês (meu caso) pessa para a vicky traduzir a charge. Eu só não postei a tradução agora pra dá um suspense (essa é a desculpa).

Lavando as mãos

Essa postagem eu retirei(a pedidos de alguns) do meu blog www.victorialimas.blogspot.com

Ontem estava eu tranquila lendo algumas notícias no site do G1 e me deparo com a mais nova declaração do presidente da república a respeito da crise no senado. Segue um trecho das suas palavras: “Não é problema meu. Eu não votei para eleger Sarney presidente do Senado, nem votei para ele ser senador no Maranhão, nem votei no Temer, nem votei no Arthur Virgílio, não votei para ninguém.”
Interessante essa tentativa de lavar as mãos. Ele tem jeito para Pilatos, quem sabe depois dessa ele venha aqui em Pernambuco para encenar na “Paixão de Cristo” em Nova Jerusalém, faria mais sucesso que o Oscar Magrini. Porém, desta vez, o condenado nada tem de “salvador”, a não ser dos bolsos dos próprios entes queridos. José Sarney da Silva Sauro, sim aquele ser jurássico e seus atos secretos não arrancaram manifestação alguma do nosso amado presidente. Depois dessa fui brincar com meu cãozinho, aliás, cadela! Vamos respeitar sua feminilidade canina. Só aquela bola peluda, que deixa o meu quarto todo peludo também, é capaz de esfriar minha cabeça(outra opção seria um bom livro) e me fazer raciocinar que feitiço de Harry Potter fez com que muitos esquecessem quem Sarney foi e por que cargas d’água permitiram-no colocar suas garras novamente no poder público.
Esfriada a cabeça e com a blusa coberta de pêlos fui ler um pouco mais(pra que eu fiz isso?) e encontro mais uma declaração do nosso irresoluto representante. Ele simplesmente classifica como “imbecis” e “ignorantes” aqueles que conseguem enxergar o que é o Bolsa Família: uma chantagem! Sim, pois o povo sabe que se não for eleito o candidato que o Lula apoiar acabará perdendo essa bolsa e todas as outras bolsas, mochilas e pochetes que o governo andou distribuindo. Não critico o projeto, foi bom no início. Agora as pessoas precisam de educação e empregos que as sustentem de verdade, não precisam de caridade. O Lula ainda vem com a conversa de que esses programas não tornam os brasileiros preguiçosos. Claro! Não é ele quem pega o ônibus na volta do colégio, em plena segunda-feira ao meio-dia, com todos os assentos lotados de pessoas voltando da praia depois de devorarem seus galetos de poeira. Bem, cada um com sua opinião, infelizmente alguns omitem para serem amigos de todos, mas já dizia...alguém: não se pode agradar a gregos e troianos!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O Início do futuro


Um blog novo está abrindo as portas para os futuros engenheiros, médicos, advogados, publicitários e desocupados. Nessa ordem, dos com para os sem futuro....Eu até poderia ter acrescentado "professor" entre os de publicidade e os vagabundos, mas longe de mim criar polêmica. :D