sábado, 17 de outubro de 2009

Blog Action Day 2009



Você já reparou na situação em que o mundo se encontra? A sensação de desespero sobre a situação do mundo se apoderou de muitos de nós. Questões ambientais como o aumento do efeito estufa, aquecimento global, chuva ácida e o desmatamento são problemas que aparecem todos os dias nas notícias, situações comuns do nosso planeta. Pensando nisso, blogueiros criaram o Blog Action Day 2009. Um evento anual que une blogueiros de todo o mundo postando mensagens sobre o mesmo assunto num mesmo dia nos seus próprios blogs, com o objetivo de provocar uma discussão em torno de uma questão de importância para o planeta. O tal "day" referido era o dia 15 de outubro. Nosso blog está um pouco atrasado, mas não custa nada colaborar com essa campanha de alguma forma.


Pra entrar nesse clima vamos fazer uma brincadeira com todos meninos, meninas e meninoas desse Brasil poluidor.


COMPLETE A FRASE (nos comentários)

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Prós e contras de usar o Enem

Notícia publicada em 15/10/2009 no estadao.com.br

Educadores consideram o ranking do Enem um critério importante para a escolha da escola. Apesar de avaliar alunos do ensino médio – e não o colégio –, o Enem pode ser considerado um bom indicador de toda a educação básica, diz Neide Noffs, da PUC.

"A boa colocação não ocorre por acaso. Mostra, ao menos, que a instituição é organizada.” Ou seja, os pais devem fugir das escolas com desempenho abaixo da média. Mas o Enem também provoca distorções. Um colégio eficiente que recebe alunos menos preparados tende a se sair pior que escolas ruins com clientela privilegiada. Isso ocorre porque o exame não mostra como o aluno chegou à instituição, só como ele saiu. Para Cipriano Luckesi, da Universidade Federal da Bahia, usar a nota como parâmetro é algo limitado, que só funciona na ausência de outros indicadores. “É um ranking feito de uma única prova.” Ocimar Alavarse, professor da USP, concorda. “É um exame padronizado, que não avalia todos os componentes da formação escolar.”

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Onde está Juliana?


Venho notado a falta de alguns posts de coloração verde por aqui. É, me disseram que a Ju desistiu de postar. Os motivos eu desconheço mas devo dizer que suas postagens, sempre tão divertidas e piadistas, estão fazendo a maior falta. Ju onde está você agora? Precisamos de seus maravilhosos posts! Eu particularmente os adoro! Volta Ju! Por favor, volta!

Eu não mato aula, a aula é que me mata

Caro Leitor,

A vida de aluno é mais complexa do que muitos imaginam. Às vezes o humor vai bem; às vezes ele simplesmente vai; outras vezes ele despenca.
A recíproca que intitula esta postagem é verdadeira. Eu não mato aula, mas hoje cheguei pisoteado por ela. Admito que não foram 14 aulas, pois o professor de história brevemente desistiu de prosseguir com a sua. Mas admito também que o meu estado (torrado além do ponto) não colaborou para uma aulinha feliz. E é incrível como, apesar de tudo, a minha consciência indica o caminho correto a seguir (pelo menos é o que a minha escassa lucidez indica).

Todos os dias eu luto a favor de um futuro desejado e contra todas as coisas que possam impedir essa luz no fim do túnel. É essa luz que aparece quando um amigo vem conversar e, na verdade, aquilo era tudo que eu precisava. É essa luz que brota em meu caminho quando eu tomo decisões sensatas sem duvidar da minha própria capacidade. É essa luz que me faz distinguir o certo e o errado, me dando forças para escolher aquilo que é bom para mim. É essa luz que move todos os meus passos.

Tudo que eu estou escrevendo aqui não é, diferentemente de outros posts, com a intenção de entreter o leitor - mil perdões pelo egoísmo-, mas a real intenção é constatar o quão gentil a vida é conosco e o quão pessimistas nós somos em relação a ela. Bem sei que diversas vezes se diz “vai estudar pra ser gente” ou “vai querer ser gari?”. Na maioria das vezes, nós ignoramos isso e perdemos a oportunidade de repensar a nossa trajetória. Não digo que você tem que cogitar um futuro com profissão indigna (não desvalorizado a profissão digníssima de gari), mas digo apenas que você deve deixar o orgulho de lado algumas vezes e pensar conscientemente. Só dessa forma você acumulará todas as luzes necessárias para enxergar o fim desse túnel.

Acredito que, se os nossos pais fossem mais sábios um pouco, nos dariam uma dica mais eficiente: “Conhecimento nunca é demais. Porque beleza murcha, músculos enfraquecem, a aposentadoria chega. E o que sobra é só o que você sabe, suas experiências de vida, e a qualidade das pessoas ao seu redor.”

terça-feira, 13 de outubro de 2009

A- Exatas, B-Saúde, C-Humanas ?!



Ao chegar na escola hoje descubro que iríamos ser divididos por áreas.''Não pode ser tão ruim'' pensei eu, e de fato ,não foi.A turma de exatas está perfeita,com pouca gente e totalmente silenciosa e até participativa.Tudo corria bem quando topo com dois problemas,o primeiro foi o fato de eu ter que seguir o horário do A um problema besta e facilmente contornável.O segundo um pouco mais serio: o aprofundamento dos assuntos.
Nosso amigo lucas parente,um ''humanóide'',começou a ver as aulas no C que era sua área.Mas por causa do barulho ele pulou pra exatas uma sala tranquila e com pessoas inteligentes(Minha área galera, foi mau mas agente comanda hehe =D).Na ultima aula de literatura ele me fala que já tinha visto aquela aula e que na sala de humanas foi um caos total.Não só isto mas que também Eliene havia falado coisas extras na sala de exatas e não na sala de humanas.Isto realmente me fez pensar se vale a pena dividir as turmas.Tudo bem hoje foi o primeiro dia, mas eu realmente espero que essa mudança valha a pena.

Humanóides eu tenho pena de vcs... ;p


Um aluno de Direito é chamado pelo professor para um exame oral:
- O que é estelionato?
Responde o aluno:
- É o que o sr. professor está fazendo.
O professor, muito indignado:
- Ora essa, explique-se!
Diz o aluno:
- Segundo o Código Penal, comete estelionato todo aquele que se aproveita da ignorância do outro para prejudicá-lo.



Só podia ser de humanas xD

Lame

"Blood. Sometimes it sets my teeth on edge, other times it helps me control the chaos."

Faala, galera do mal ;D . Estou aqui como novo colaborador, fazendo meu primeiro post e contribuindo com a parte de distração mental dos Vestibolandos. Por ora, vou escrever sobre seriados e músicas, e sem perda de tempo, vou apresentar e analisar uma das minhas séries prediletas: Dexter.


Dexter tem como base o livro "Darkly Dreaming Dexter", de Jeff Lindsay, e conta a história de Dexter Morgan, um perito forense analista de sangue de Polícia de Miami, além de ser um psicopata. Contudo, não é um psicopata comum. Dexter é um serial killer que mata serial killers. Junto a essa trama no mínimo original, a série se foca no cotidiano e nos pensamentos de Morgan, que muitas vezes são bem engraçados, já que Dexter faz de tudo para parecer normal perante a sociedade.


A série ainda está em andamento, agora em sua 4ª Temporada. A cada Temporada que se passa, coisas surpreendentes acontecem e parece ( e apenas parece ) que Dexter vai se tornando mais humano, desenvolvendo em nós um carisma irresistível pelo personagem, fazendo com que o espectador fique confuso ao se pegar não querendo ver uma pessoa como ele atrás das grades.

Dexter ainda conta com a participação excelente de Michael. C. Hall ( Six Feet Under; Gamer ), que conduz com perfeição a interpretação do psicopata preferido da televisão. Com certeza uma série indispensável para qualquer um que deseje compreender melhor as relações sociais humanas, o quão complexas elas são e refletir até onde vai o limite entre um herói incomum e um assassino frio e impiedoso.

Abaixo segue o link de onde baixar Dexter:



Espero que tenham gostado e até a próxima!
cyaa ;)





segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Sabedoria viajante


Um fim de semana sem postagens. Saí e esqueci de avisar... Foi mal.


Depois de alguns dias na praia, cá estou: torrado e exausto. E ainda admito que descansei. Ãh? É verdade; a explicação estava numa frase de pára-choque de caminhão no engarrafamento da volta: "Viajar é preciso... A rotina cansa".


Sábias essas frases não? Fazem-me lembrar de um trabalho da minha 2ª série, onde a professora mandou coletar três frases de pára-choque. Eu olhei em todos os caminhões no caminho de ida e volta, super concentrado, mas não achei a frase. A conclusão foi que eu não recebi nota depois da minha busca e meus colegas inventaram sandices na hora e receberam pontuação sem mal saber o que era um pára-choque.


Mas isso era em outra época. Hoje você se encanta com frases não só em caminhões, mas também em carros. Quem nunca leu, no trânsito, a bendita "foi Deus quem mim deu". Ai, ai... Mim não merecer isso.